Biblioteca Paul Janssen

A Biblioteca “Dr. Paul Janssen” do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, assim batizada para homenagear um grande pesquisador que dedicou a sua vida em busca de medicamentos eficazes para cura de patologias neuro-psiquiátricas, foi criada com o objetivo de satisfazer as necessidades informacionais, dar apoio ao ensino e à pesquisa da comunidade médica e científica da instituição.

Destaca-se pelo rico acervo bibliográfico nacional e internacional na área de psiquiatria, composto por 7194 títulos de livros, dos quais 791 títulos compõem o acervo histórico, 98 títulos de periódicos, dos quais 4 são assinaturas correntes, 369 teses, 309 títulos do acervo multimídia, dentre eles, fitas de vídeo e dvds . A Biblioteca “Paul Janssen”, conta com o apoio do CEIP-Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria, sociedade civil que objetiva colaborar técnica e cientificamente, promovendo cursos e dando suporte logístico e financeiro ao incentivo a pesquisa de interesse do Instituto. tem como finalidade fornecer informações aos usuários com eficácia e rapidez, através da seleção, armazenamento , recuperação e divulgação da literatura científica em Psiquiatria e áreas correlatas.

Disponibiliza aos usuários 20 computadores para pesquisa e acesso às principais bases de dados especializadas da área médica de acesso controlado, 2 computadores exclusivos para consulta ao acervo.
A biblioteca dispõe de uma área útil de 366,10 m² , com sala para estudo em grupo, mesas dispostas em todo o espaço da Biblioteca para estudo individual, bancada para notebooks/netbooks e sofás para leitura.

O CEIP – Centro de Estudos do IPq, fechou parceria com o Grupo A – holding do mercado editorial formada pelos selos Artmed, Bookman, Artes Médicas, McGrawHill e Penso – uma das maiores editoras do país nas áreas de psiquiatria e psicologia. Esta iniciativa tem como foco principal o apoio à Biblioteca “Dr. Paul Janssen” do IPq, por meio da doação de recursos financeiros que o CEIP destinará à biblioteca, principalmente para a contratação de recursos humanos. A Artmed também doou ao Instituto cerca de 300 títulos, atualizados e em língua portuguesa, e mais: receberemos automaticamente todos os novos títulos da área de Saúde Mental publicados pelo Grupo A. Outra novidade é que usuários associados ao CEIP poderão adquirir títulos com desconto de 20% e, não associados, 10%.