Histórico do IPQ

Histórico do Ipq

Para mais informações acesse o site: http://ipqhc.org.br/

É desta forma que é mais conhecido atualmente o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a Universidade de São Paulo.

Inaugurado em 1952, hoje o IPq é considerado o maior e mais bem equipado centro de sua especialidade no Brasil. Ao longo de seus quase 60 anos de história, o Instituto vem combinando ciência e sensibilidade para oferecer excelência em suas três grandes áreas de atividade: pesquisa, ensino e assistência em saúde neuropsiquiátrica.
No que se refere a pesquisa, o Instituto colabora com os demais departamentos da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital das Clínicas, como também com diversas entidades do Brasil e do exterior, em projetos relacionados a diagnóstico e terapêutica psiquiátrica.

No universo do ensino acadêmico, o Instituto funciona como a base operacional onde o Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP oferece graduação, residência e pós-graduação em medicina psiquiátrica, com o conceito mais elevado pela CAPES, além de especialização e estágios de educação continuada para todos os profissionais que trabalham com saúde mental.

Como um dos sete institutos do Hospital das Clínicas de São Paulo, maior complexo hospitalar do país, o IPq contribui de forma muito importante para que este reconhecido centro de excelência e referência atenda a cerca de dois milhões e meio de pessoas por ano.

O IPq reúne os melhores profissionais do país para oferecer a pacientes do sistema público de saúde, conveniados e particulares atendimento personalizado e de alto nível.

Pioneiro na criação de grupos e serviços especializados, o Instituto está preparado para atender de forma completa e integrada aos mais diversos tipos de transtornos psiquiátricos, tanto os que se manifestam em crianças e adolescentes como em adultos e pacientes geriátricos.

Para isso, o IPq possui uma infraestrutura inspirada nas mais avançadas instituições psiquiátricas do mundo, planejada para combinar a utilização de equipamentos de última geração, muitos deles únicos na América Latina, com a preocupação de acolher da maneira mais adequada os pacientes e seus familiares.

Esta moderna infraestrutura abrange, entre outros itens, ambulatórios gerais e especializados, laboratórios e serviços de diagnóstico, hospital-dia, unidades de internação, centros de reabilitação, psicoterapia, odontologia para pacientes psiquiátricos e uma divisão de neurocirurgia funcional que é centro de referência nacional.

Mas o fator mais importante para a excelência do IPq é o seu material humano: são cerca de 600 pessoas, entre especialistas nas múltiplas áreas da medicina, pessoal técnico de apoio e um completo setor administrativo. Todos com uma atuação pautada por grande dedicação, extremo comprometimento e profundo senso de responsabilidade.
Além dos serviços assistenciais que oferece, o Instituto atua com frequência em iniciativas públicas de valorização e promoção da saúde e da qualidade de vida, empenhando-se para ampliar ao máximo sua influência positiva na comunidade.

IPq. Concebido, direcionado e continuamente dedicado à excelência e à abrangência em saúde neuropsiquiátrica.