Cursos e Eventos

Curso

Comunicação de Más Notícias e Espiritualidade (13.196)

Local:

Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785
Cerqueira César - São Paulo - SP
05403-010

Horário:

10:00 às 18:00

Realização:

ProSER

Descrição:

Ementa:

Ao trabalharmos com o adoecimento humano, nos deparamos constantemente com a necessidade de comunicar uma má noticia ao paciente e/ou seus familiares, seja em relação ao diagnóstico, aos tratamentos difíceis e as vezes dolorosos e mutilantes, em relação aos prognósticos fechados ou duvidosos e muitas vezes sobre a ocorrência de morte próxima.

Assim, a religiosidade e espiritualidade do paciente e seus familiares, bem como também, a dos profissionais da saúde, que cotidianamente estão em contato com a dor e o adoecimento, influenciam diretamente na forma como essa notícia será transmitida ou recebida.

Público Alvo:

Profissionais da saúde em geral, residentes (médicos e multiprofissionais) e estudantes de graduação (a partir do 3° ano).

Objetivos:

- Oferecer conhecimentos sobre as formas de Comunicação em Saúde.

- Oferecer conhecimento para os participantes enfrentarem as angústias ao terem que comunicar uma má noticia a seus pacientes.

- Oferecer conhecimento para os participantes identificarem a importância da religiosidade/espiritualidade nos processos de adoecimento e morte e a comunicação desses processos.

Investimento: R$ 200,00 (parcelamento somente no cartão)

*Valor da inscrição não reembolsável em caso de desistência e não comparecimento (por parte do aluno)

*Certificado Digital

 

Programação:

  • Módulo Teórico
  • Aula 1 - 08 de junho de 2019
  • Professora: Maria José Ribeiro Devesa da Silva - Definições e Formas de Comunicação - Impacto na Comunicação de uma Má Noticia - Como a Religiosidade e a Espiritualidade podem ajudar nos processos de adoecimento e morte.
  • Aula 2 - 9 de junho de 2019
  • Professora: Maria José Ribeiro Devesa da Silva - Importância no preparo da equipe multidisciplinar no apoio ao paciente e sua família; - Importância da religiosidade/Espiritualidade da equipe multidisciplinar para o enfrentamento do processo de adoecimento e morte dos pacientes e suas famílias; - Discussão de casos; - Avaliação.

Coordenação:

Prof Dr. Frederico Camelo Leão

Clique na imagem para melhor visualização

Até 01/06/2019


200,00
Inscreva-se