Cursos e Eventos

Curso

Fundamentos em Mindfulness – 6ª Edição (13.131)

Local:

Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785
Cerqueira César - São Paulo - SP
05403-010

Horário:

08:00 às 10:00 - aulas às terças feiras

Realização:

Instituto de Psiquiatria

Descrição:

É um curso de capacitação com duração de 10 meses, com aulas semanais, em que serão estudados prática, teoria e aplicação da mindfulness. Apoiado no “Treinamento em 8 Sessões de Mindfulness – T8SM” desenvolvido por Katya Stübing, a proposta de capacitação é livre de protocolos, mas apoiada no estudo dos diversos programas existentes e em diretrizes internacionais para desenvolvimento de instrutores em mindfulness. O aluno será capaz de desenvolver sua própria forma de trabalhar com mindfulness. Para utilizar o protocolo desenvolvido por Katya será necessário um adicional de 4 aulas específicas.

Objetivo:

Capacitar o profissional a desenvolver práticas e aplicar mindfulness, como conceito e abordagem, em diversos públicos.

Público Alvo: Profissionais em geral que trabalham com pessoas em formato de grupo ou atendimentos individuais e que desejam incluir mindfulness em sua abordagem.

Inscrição: R$ 120,00

Investimento: 
Até 31/12/2019: R$ 7.000,00 (em até 10x no boleto)
10% de desconto para pagamento à vista: R$6.300,00

À partir de 01/01/2020: R$ 7.500,00 (em até 10x no boleto)

10% de desconto para pagamento à vista: R$6.750,00

*Valor da inscrição não reembolsável em caso de desistência e não comparecimento (por parte do aluno)

*Certificado Digital – Concedido pela Escola de Excelência do IPq – Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP – Frequência mínima de 75%.

Programação:

  • Aula 1 – Apresentação com foco no treino da atenção (Profª Katya Stübing)
  • • Introdução: o que é meditação; o que é mindfulness; conceito de mente utilizado no curso; o que é atenção
  • • Formas de praticar: formal, informal e anotações
  • • Visão geral: autores e aplicações
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 2 – Apresentando os aspectos éticos da mindfulness (Profª Katya Stübing)
  • • Mecanismos da mindfulness
  • • Reconhecendo processos mentais
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 3 – Introdução à respiração e efeitos do estresse (Profª Katya Stübing)
  • • Mindfulness da respiração: foco muscular
  • • Metabolismo da respiração
  • • Compreendendo o estresse
  • • Neurociência contemplativa I
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 4 – Continuação da respiração e o impacto nas emoções (Profª Katya Stübing)
  • • Mindfulness da respiração: foco no ar
  • • Neurociência contemplativa II
  • • Mindfulness das emoções – introdução teórica e prática
  • • Compreendendo as experiências meditativas
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 5 – Integrando as práticas e refinando a atenção (Profª Katya Stübing)
  • • Integrando as práticas de corpo e respiração
  • • Compreendendo o equilíbrio da atenção
  • • Identificando os estágios da meditação
  • • Uma prática longa (24 minutos)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 6 – Metacognição e a autorregulação da motivação (Profª Katya Stübing)
  • • Investigando o observador interno
  • • Neurociência Contemplativa III
  • • Trabalhando a motivação para a prática
  • • Uma prática longa (24 minutos)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 7 – Cultivando emoções positivas e inteligência emocional (Profª Katya Stübing)
  • • Apresentação da técnica de loving-kindness
  • • Terapia focada na compaixão – introdução
  • • Uma prática longa (24 minutos)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 8 – Refletindo sobre bem-estar e expandindo as práticas (Profª Katya Stübing)
  • • Reflexão sobre o conceito de felicidade: hedonismo versus eudaimonia
  • • Mindfulness dos sons
  • • Mindfulness da mente
  • • Uma prática longa (24 minutos)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 9 – Aprofundamento do treino da atenção (Profª Katya Stübing)
  • • Aprofundamento sobre temas da aula 1
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 10 – Aprofundamento dos aspectos éticos da mindfulness (Profª Katya Stübing)
  • • Aprofundamento sobre temas da aula 2
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 11 – Aprofundamento da respiração e efeitos do estresse (Profª Katya Stübing)
  • • Aprofundamento sobre temas da aula 3
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 12 – Aprofundamento da respiração e o impacto nas emoções (Profª Katya Stübing)
  • • Aprofundamento sobre temas da aula 4
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 13 – Aprofundamento as práticas e refinando a atenção (Profª Katya Stübing)
  • • Aprofundamento sobre temas da aula 5
  • • Uma prática longa (24 minutos)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 14 – Aprofundamento sobre metacognição e autorregulação (Profª Katya Stübing)
  • • Aprofundamento sobre temas da aula 6
  • • Uma prática longa (24 minutos)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 15 – Aprofundamento em cultivando emoções positivas (Profª Katya Stübing)
  • • Aprofundamento sobre temas da aula 7
  • • Uma prática longa (24 minutos)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • Aula 16 – Aprofundamento sobre bem-estar e expandindo as práticas (Profª Katya Stübing)
  • • Aprofundamento sobre temas da aula 8
  • • Uma prática longa (24 minutos)
  • • Enviar resumo de prática pessoal ao final da semana
  • PARTE 2: APROFUNDAMENTO TEÓRICO
  • Aula 17 – Mindfulness e Movimento (Dra. Tamara Russell)
  • • Modelo neurocognitivo de atenção
  • • Trabalhando com transtornos mentais graves
  • • Neurociência do movimento
  • • Práticas curtas (tempos variados)
  • • Enviar resumo da aula ao final da semana
  • Aula 18 – Mindfulness: outras abordagens (Dr. Marcelo Demarzo)
  • • Professor convidado fala de outras abordagens trabalhando com mindfulness
  • • Enviar resumo da aula ao final da semana
  • Aula 19 – Compreendendo a jornada meditativa (Profª Katya Stübing)
  • • Diferenciando as práticas de shamatha (tranquilidade) e de vipashyana (insight)
  • • Treino da atenção nas duas etapas da jornada meditativa
  • • Introdução a técnica de obtenção de insights
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo da aula ao final da semana
  • Aula 20 – Compreendendo o modelo cognitivo da mindfulness (Profª Katya Stübing)
  • • Aprofundando a compreensão da teoria ICS (Interactive Cognitive Subsystems de John Teasdale)
  • • Conceito de ruminação mental
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo da aula ao final da semana
  • Aula 21 – Neurociência Contemplativa I (Dra. Silvia Arcuri)
  • • Apresentação de conceitos básicos da neurociência por trás das práticas de mindfulness
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo da aula ao final da semana
  • Aula 22 – Neurociência Contemplativa II (Dra. Silvia Arcuri)
  • • Apresentação de conceitos básicos da neurociência por trás das práticas de mindfulness
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo da aula ao final da semana
  • Aula 23 – Mindfulness e espiritualidade (Profª Katya Stübing)
  • • Espiritualidade na saúde
  • • Implicações das pesquisas em saúde nas práticas de mindfulness
  • • Uma prática longa (24 minutos)
  • • Enviar resumo da aula ao final da semana
  • Aula 24 – Influências da espiritualidade na saúde (Prof. Dr. Lotufo-Neto)
  • • Prática inicial (12min)
  • • Professor apresenta tema pertinente ao curso
  • • Enviar resumo da aula ao final da semana
  • Aula 25 – Investigando o propósito pessoal (Profª Katya Stübing)
  • • Prática inicial (12min)
  • • Discussão sobre os aspectos éticos no trabalho com mindfulness
  • • Vivência em duplas: trabalhando com perguntas
  • • Tarefa: Apresentação de trabalho em grupo
  • • Enviar resumo da aula ao final da semana
  • Aula 26 – Filosofia da Mente (Profª Katya Stübing)
  • • Prática inicial (12min)
  • • Introdução às discussões filosóficas sobre conceito de mente e consciência
  • • Acolhendo a subjetividade humana
  • • Vivência em duplas: trabalhando com perguntas
  • • Enviar resumo da aula ao final da semana
  • Aula 27 – Terapia Focada na Compaixão (Profª. Lina Sue)
  • • Mindfulness utilizando práticas interativas (grafismo, imagens, poesia, música, etc)
  • • Estudo de escalas de mindfulness
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo da aula ao final da semana
  • Aula 28 – Trabalhando com outros sentidos e escalas (Profª Katya Stübing)
  • • Mindfulness utilizando práticas interativas (grafismo, imagens, poesia, música, etc)
  • • Estudo de escalas de mindfulness
  • • Duas práticas curtas (12 minutos cada)
  • • Enviar resumo da aula ao final da semana
  • PARTE 3: APLICAÇÃO E SUPERVISÃO
  • Aula 29 – Compreendendo a estrutura dos protocolos (Profª Katya Stübing)
  • • Apresentação dos grupos
  • • Prática inicial (12min)
  • • Aprendendo a estrutura do T8SM e do MBSR
  • • O que é importante em um programa de mindfulness
  • • Desenvolvendo práticas – fase reflexiva (escrita)
  • Aula 30 – Ensinando Mindfulness I (Profª Katya Stübing)
  • • Prática inicial (12min)
  • • Desenvolvendo o professor interno
  • • Desenvolvendo práticas – fase de condução de 3 colegas (gravando)
  • Aula 31 – Ensinando Mindfulness II (Profª Katya Stübing)
  • • Prática inicial (12min)
  • • Diretrizes internacionais de boas práticas
  • • Desenvolvendo práticas – formar grupos e trocar práticas gravadas, escrever experiências e apontar devolutivas
  • Aula 32 – Ensinando Mindfulness III (Profª Katya Stübing)
  • • Prática inicial (12min)
  • • Trabalhando com grupos
  • • Trabalhando devolutivas
  • • Desenvolvendo práticas – fase de aplicação
  • Aula 33 – Guiando, ouvindo e transformando (Profª Katya Stübing)
  • • Prática inicial (12min)
  • • Autoavaliação baseada nas diretrizes internacioanis
  • • Desenvolvendo práticas – fase de condução
  • Aula 34 – Supervisão (Profª Katya Stübing)
  • • Prática inicial (12min)
  • Apresentação de trabalhos
  • Aula 35 – Supervisão (Profª Katya Stübing)
  • • Prática inicial (12min)
  • Apresentação de trabalhos
  • Aula 35 – Supervisão (Profª Katya Stübing)
  • • Prática inicial (12min)
  • Apresentação de trabalhos
  • Aula 36 – Supervisão (Profª Katya Stübing)
  • • Prática inicial (12min)
  • Apresentação de trabalhos
  • Aula 37 – Supervisão (Profª Katya Stübing)
  • • Prática inicial (12min)
  • Apresentação de trabalhos

Coordenação:

Prof. Dr. Francisco Lotufo Neto

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