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Curso

Fundamentos para Grupos de Apoio Mútuo com Foco nas Experiências Espirituais (13.228)

Local:

100% Online – Via Zoom

Horário:

10:00 às 14:00 - Um encontro mensal no segundo sábado de cada mês (5 encontros no total) De 11/09 de 2021 a 15/01 de 2022

Realização:

PROSER – Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade

Descrição:

Primeiro curso no Brasil a abrir espaço para usuários, profissionais da saúde e interessados trocarem suas experiências espirituais.

Muitas pessoas têm falado sobre o tema da espiritualidade hoje em dia, mas ainda não existem espaços onde as pessoas podem falar abertamente sobre suas experiências espirituais, religiosas e/ou anômalas sem medo de serem julgadas.

Esse curso teórico-vivencial vai trazer os fundamentos para a criação de grupos de apoio mútuo que visam discutir esses temas com respeito a diversidade de crenças e a subjetividade de cada um.

Apresentaremos diversas ferramentas que vão ajudar na ressignificação e integração das experiências espirituais, que muitas vezes podem ser extremamente angustiantes e desagregadoras, estimulando o autoconhecimento e a ampliação dos recursos pessoais e relacionais através de um espaço participativo e de troca de experiência.

Público alvo:
Pessoas que receberam diagnósticos psiquiátricos e que reconhecem um componente espiritual em suas crises, profissionais da saúde, familiares e interessados em discutir o tema da espiritualidade e religiosidade.

ATENÇÃO: Haverá entrevista via teleconferência para seleção do candidatos

Duração: 
40 horas total
20 horas módulos online
20 horas atividades extras

Investimento:
Inscrição: R$ 50,00
À vista: R$ 1.575,00 (10% de desconto)
Ou
5X de R$ 350,00 – Profissionais
5X de R$ 315,00 – Estudantes / Pacientes

*Valor da inscrição não reembolsável em caso de desistência e não comparecimento (por parte do aluno)

*Certificado Digital – Concedida pela Escola de Excelência do IPq – Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP

Programação:

  • Módulo 1 – Introdução sobre a relação da espiritualidade e religiosidade e os transtornos mentais
  • Dia 11 de setembro
  • Maria Cristina Barros e Ligia Splendore
  • Participação de Frederico Leão (ProSER)
  • Dados científicos sobre o impacto da espiritualidade e religiosidade na saúde mental e referência a grupos que têm se dedicado a estudar e aprofundar esses temas cientificamente (ProSer e Interpsi).
  • Definições de espiritualidade e religiosidade, e os tipos de coping espiritual.
  • Apresentação da categoria de Problemas Religiosos e Espirituais do DSM, e do trabalho de David Lukoff.
  • Breve introdução à Psicologia Transpessoal e ao trabalho de Stanislav Grof sobre emergência espiritual.
  • Esclarecer que apesar do curso oferecer uma estrutura que servirá de orientação e guia, a proposta dos grupos não é trazer nenhum saber técnico, mas ajudar a compor um espaço participativo e de troca de experiência.
  • Acordos iniciais de participação em grupos de apoio mútuo:
  • confidencialidade, respeito a subjetividade, atenção ao tempo da fala e manejo interpessoal. Cuidados com o ambiente interno e externo (“set” e “setting”).
  • Apresentação dos presentes.
  • Fechamento com prática de meditação com foco na respiração e integração.
  • Módulo 2 – Panorama do movimento de apoio mútuo nos Estados Unidos e no Brasil
  • Dia 09 de outubro
  • Ligia Splendore e Sean Blackwell
  • Participação de Leonardo Duart Bastos (CEI Campinas)
  • Início das atividades com meditação de 5 minutos com foco nas sensações.
  • Apresentação do trabalho de Will Hall e Oryx Cohen, lideranças do movimento de “peer support” americano.
  • Materiais de referência usados em grupos de apoio mútuo em outros países.
  • Apresentação do movimento Repensando a Loucura no Brasil com o resultado dos levantamentos feitos nos eventos internacionais anuais.
  • Abordagem dos Ouvidores de Vozes, conduta dos profissionais, manejo dos grupos de Ouvidores de Vozes. Simulação da experiência de ouvir vozes.
  • Troca entre os participantes e fechamento.
  • Módulo 3 – Criatividade, arte e saúde mental
  • 13 de novembro
  • Ligia Splendore e Maria Cristina Barros
  • Participação de Adriana Splendore
  • Início das atividades com meditação ativa de 5 minutos.
  • Exemplos da utilização da arte por diferentes grupos de saúde mental, inclusive do Repensando a Loucura. Referência ao trabalho da Nise da Silveira.
  • Fundamentos das mandalas e orientação de sua utilização como uma ferramenta terapêutica na perspectiva da espiritualidade.
  • Exercício da mandala da criatividade.
  • Troca entre os participantes e fechamento.
  • Módulo 4 – Novas abordagens em saúde mental
  • Dia 11 de dezembro
  • Ligia Splendore e Sean Blackwell
  • Participação de Letícia Alminhana
  • Início das atividades com meditação de 5 minutos com foco na compaixão e autotoque.
  • Apresentação de abordagens em saúde mental que têm sido difundidas internacionalmente, como: Diálogo Aberto da Finlândia e PTMF - Power, Threat Meaning Framework, nova perspectiva de como podemos ressignificar o sofrimento psíquico, proposta pela Associação Britânica de Psicologia em 2018.
  • Apresentação do modelo Psicobiológico de Temperamento e Caráter de Robert Cloninger.
  • Conceito da esquizotipia benigna e sua relação com criatividade.
  • Como o autoconhecimento pode fomentar o desenvolvimento das 3 dimensões de caráter: 1) Autodirecionamento; 2) Cooperatividade; 3) Autotranscendência.
  • Fechamento com a equipe do Repensando a Loucura.
  • Módulo 5 – Estabelecendo estratégias e compondo um guia pessoal
  • Dia 15 de janeiro
  • Ligia Splendore e Maria Cristina Barros
  • Participação de Katya Stubing
  • Início das atividades com meditação de 5 minutos com foco em movimentos corporais.
  • Introdução sobre meditação: o que é meditação, o que é mindfulness, o que é atenção, conceito de mente.
  • Pesquisas científicas sobre os benefícios da meditação.
  • Formas de praticar a meditação e exemplos de práticas curtas.
  • Exercício com foco nas estratégias que o curso trouxe aos participantes.
  • Criação de um guia pessoal que cada participante poderá ter como referência de autocuidado e autoconhecimento.
  • Fechamento.

Coordenação:

Prof Dr Homero Pinto Vallada Filho
Prof Dr Frederico Camelo Leão

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