Cursos e Eventos

Curso

Introdução à Prática Clínica e Pesquisa com Uso de Tecnologias para Saúde Mental (13.244)

Formato:

FORMATO 100% ONLINE

Horário:

08:00 às 15:00 (variando a cada módulo)

Realização:

AMBAN - Ambulatório de Ansiedade

Descrição:

O que um psiquiatra ou um psicólogo deveria saber sobre tecnologia? A proposta deste curso é viabilizar o conhecimento sobre tecnologias, pesquisas para terapeutas e pesquisadores. Sabe-se que a tecnologia é essencial no cotidiano da sociedade, como reflexo de um amplo movimento cultural, mas, também, pode ser um recurso para tratamento em saúde mental. Alguns dados importantes são: (1) o crescente acesso às psicoterapias para a população através da terapia online e, por isso, as tecnologias se consolidam cada vez mais como uma forma de facilitar o acesso aos tratamentos psicoterapêuticos; e (2) este curso tratará sobre o impacto da tecnologia nas relações sociais, como por exemplo, com a crescente produção e investimento das novas tecnologias de realidade virtual, metaverso, e os e-players, que ampliam o mercado da tecnologia, constituem parte da rotina de adultos, jovens, e crianças; e recentemente tem sido implementada para questões da área da saúde. Dessa forma, o curso tem como objetivo apresentar as principais tecnologias, de modo bem didático, as pesquisas relacionadas sobre tecnologias e seus impactos na sociedade, mas, principalmente, quando se tratam de intervenções psicoterapêuticas para crianças e adolescentes.

Objetivo:
O objetivo do curso é apresentar quais são as principais tecnologias atualmente como metaverso, aplicativos, realidade virtual e outros, e a sua relação com a saúde mental e qual é o impacto social. Também será apresentado as pesquisas referentes a cada tecnologia para que o aluno se aproxime da produção científica de cada módulo.

Público Alvo: Psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos e estudante.

Documentação: Será solicitada através do e-mail: escritoriodeprojetos.ipq@hc.fm.usp.br.
- Declaração de Matrícula para estudantes (Graduação)
- Diploma de Conclusão de Curso.

Critérios de avaliação: Aprovação: é aprovado o aluno que, após as avaliações analisadas, alcançar média final igual ou superior a 7,0 (sete). Frequência mínima de 75% das aulas.

Investimento:
Taxa de Inscrição: R$50,00

À vista
Estudante: 7% de desconto = R$ 930,00
Profissional: 7% de desconto = R$1.581,00

Parcelado:
Estudante: Inscrição + 4 x R$250,00
Profissional: Inscrição + 4 x R$425,00

*Valor da inscrição não reembolsável em caso de desistência e não comparecimento (por parte do aluno)

*Certificado Digital - Concedido pela Escola de Excelência do IPq – Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.

Programação:

  • Módulo 1: Delineamento, planejamento, construção de gamificação para intervenção psicoterapêutica; (1) A história da gamificação e Octalysis e MDA | (2) Apps gamificados aplicados à saúde mental
  • 04/03/2023 das 08h-12h – Me. Germano Henning.
  • Módulo 2: Sistemas computacionais, Inteligência Artificial para intervenção e pesquisa em Saúde Mental; (1) Introdução: sistemas computacionais para processos psicológicos | (2) Modelos de Inteligência Artificial e processos comportamentais |(3) Breve introdução à Internet of Things para intervenção e pesquisa sobre o estresse psicológico e fisiológico |(4) Estudo de caso: Inteligência Artificial para análise de dados verbais, técnicas de Natural
  • Language Processing para pesquisa e intervenção
  • 11/03/2023 das 13h às 15h – Me. Stephanny Sato.
  • Módulo 3: Metaverso: cenário atual e possibilidades na área da saúde; (1) Origem do metaverso | (2) Tecnologias envolvidas em sua criação (blockchain, nft, crypto moedas, Defi, Dao, VR, improbable e Web 3.0 | (3) O que é o Metaverso e como ele está avançando. | (4)
  • Como será o funcionamento do Metaverso. | (5) Possíveis impactos na vida e implicações éticas. | (6) Pesquisas atuais na área de saúde.
  • 18/03/2023 das 09h às 12h – Psicólogo, especialista, Lucas Fukue.
  • Módulo 4: Uso de telas na infância: benefícios e implicações para funções executivas e saúde mental; (1) Evolução do uso de telas na sociedade | (2) Funções benéficas dos dispositivos móveis | (3) O que o uso de telas implica na primeira infância | (4) Abolir o uso ou psicoeducar? | (5) Implicações e impactos do uso exagerado de telas na sociedade | (6) Como as telas podem ser benéficas ao longo do desenvolvimento
  • 25/03/2023 das 09h às 13h – Psicólogo, Especialista, Renato Gallo.
  • Módulo 5: Avaliação Neuropsicológica e Intervenções psicoterapêuticas com uso de tecnologias digitais como mecanismos suplementares à intervenção para um público TDAH; (1) A importância da avaliação neuropsicológica e do diagnóstico diferencial | (2) Testes Tradicionais, Testes com correção informatizada e Testes online | (3) Pontos positivos e pontos negativos com correção informatizada | (4) Intervenções tradicionais |Estudo de caso: Avaliação Online de um jovem adulto | (5) Aplicativos disponíveis atualmente e problemas teóricos | (6) Lacuna e limites dos estudos | (7) Possíveis aplicativos (suplementares a intervenção) para serem usados no treino de funções executivas | (8)
  • Jogos que favorecem habilidades defasadas em TDAH | (9) Jogos que contribuem para o processo de aprendizagem em TDAH | (10) Estudo de caso: Intervenção Online com um pré-adolescente.
  • 01/04/2023 das 09h às 12h – Psicólogo, Especialista, Reinaldo Rodrigo.

Coordenação:

Francisco Lotufo Neto
Germano Henning

Clique na imagem para melhor visualização

Até 25/02/2023


50,00
Inscreva-se